19/07/2013 - 07:25
Helicoverpa gerou prejuízo de 10 bilhões ao Brasil
Já somam R$ 10 bilhões, apenas na safra passada, os prejuízos da agricultura brasileira com a Helicoverpa armigera. A informação foi divulgada na quinta-feira (18) pelo diretor de Defesa Sanitária da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Armando Sá Nascimento.
Redação
De acordo com as informações do Agrolink, Armando Sá Nascimento, foi um dos palestrantes do 1º Seminário Helicoverpa armigera, realizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação de Goiás (Seagro). O seminário reúne no auditório da Seagro produtores rurais, agrônomos, estudantes, biólogos e representantes de instituições públicas e privadas.
O objetivo do encontro é conhecer amplamente as principais culturas afetadas e o controle proposto. A Portaria nº 042 declara emergência fitossanitária para algodão e soja, como atesta a pesquisadora Rossana Serrato Silva, voltada ao assunto em Goiás. Também foi formado grupo de trabalho, por meio da Portaria 041, na tentativa de esboçar um plano emergencial que auxilie na reversão dos impactos da praga.
O encontro tem como moderador o secretário estadual Antônio Flávio Camilo de Lima (Agricultura), que participa de mesa redonda alusiva ao tema. A professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) Cecília Czepack, entomologista, abriu o ciclo de palestras. Ela fez histórico do aparecimento da lagarta no Brasil, falou da provável origem na região do Mediterrâneo e das possíveis hipóteses de vinda para o Brasil, que podem ter sido via Argentina ou África, segundo especialistas. As formas de ataque da Helicoverpa, reprodução, identificação e quais são as pesquisas em andamento para controlar a praga em Goiás foram destaque na fala da estudiosa.