11/11/2013 - 17:31
Indíos bloqueam estrada em MS por disputa de terra
Um pecuarista levou seu gado para uma área arrendada depois que sua fazenda foi invadida por índios da etnia guarani kaiowoá há duas semana em Japorã (MS).
Lilian Andréia
Acervo Notícias da Pecuária
O rebanho de 500 cabeças está em uma área pequena agora. De acordo com o produtor, Ivagner Jos? Varago, o pasto não será suficiente para a alimentação do gado. Com o objeitovo de evitar mais prejuízos, o produtor vendeu metade do rebanho.
Já são 14 fazendas ocupadas pelos indígenas desde o mês de outubro totalizam 9,46 mil hectares. A área ? reivindicada pelos índios há 10 anos. Os proprietários já entraram na Justiça pedindo a reintegração de posse, mas apenas em uma fazenda a Justiça determinou que os indígenas desocupassem a área invadida. Na quarta-feira dia (06), o oficial de justiça foi entregar a determinação de reintegração de posse, por?m os índios recusaram recebê-lo.
Para protestar a decisão da Justiça, os indígenas bloquearam um trecho da MS-386, que liga a cidade de Japorã a Iguatemi. A opção de desvio passa por dentro de uma das propriedades onde estão os índios e somente ambulâncias e carros oficiais estão usando esse caminho.
Durante o mês de novembro, Mato Grosso do Sul realiza a 2ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, por conta dos conflitos muitos produtores da região não estão conseguindo vacinar o rebanho. ?Encontrei a estrada impedida pelos índios, que não permitiram nossa passagem, agora aguardo que eles liberem", lamenta a criadora Aparecida Varago.?
Diante da negação dos índios em receber a notificação de reintegração de posse, a Justiça não informou ainda como e quando ela será realizada.