11/11/2013 - 18:01
Caso de Brucelose reforça fiscalização em Sorriso (MT)
Afranio Migliari, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso (MT), afirmou que vai aumentar a fiscalização na venda de leite in natura e produtos derivados por conta da constatação de um caso de brucelose.
Lilian Andréia
Foi constatado o caso, de que um homem foi contaminado, durante o parto de uma vaca, onde ele teve contato com o sangue do animal. A doença tamb?m ? transmitida pela carne e leite. "A minha pasta, em parceria com a vigilância sanitária vai fiscalizar as feiras e outros locais onde o leite in natura ? comercializado. Já conversamos com os produtores e eles estão cientes que precisam se readequar", alertou.
"Precisamos orientar tamb?m as pessoas que tenham acesso ao leite não pasteurizado, que fervam, para que fiquem livres de adquirir alguma doença que possa ser transmitida pelo produto", afirmou.
"Estamos rastreando o leite comercializado pelo produtor que teve os animais infectados com a bact?ria, para sabermos se mais pessoas foram infectadas com a doença", lamentou.
Pelo menos nove vacas foram sacrificadas pois tamb?m estavam com brucelose. O homem contaminado continua com o tratamento de saúde. A brucelose apresenta sintomas de febre, suores e calafrios. Ainda, entre as as complicações a um longo período, sem tratamento do paciente, pode resultar em hepatite, artrite, anemia, meningite, endocardite e problemas visuais.