11/11/2013 - 13:30
Conheça os motivos da soja florescer com baixo porte
Lavouras semeadas em outubro, tiveram chuvas abundantes, mas não apresentaram o crescimento desejado pelos produtores.
Lilian Andréia
Divulgação/Aprosoja/Famasul
Há quatro anos esse assunto ? debatido em palestras, seminários, congressos e outros meios de discussão e divulgação. ?Por que a soja floresce quando está baixinha?? A soja ? uma planta de dias curtos, para ocorrer o florescimento, os dias devem ter um número de horas de luz inferior em um determinado período chamado de ?fotoperíodo crítico? que na região de Mato Grosso do Sul corresponde a cerca de treze horas.
A soja começa seu crescimento vegetativo produzindo um trifólio em seguida de outro. Nesse período de crescimento as plantas são insensíveis ao fotoperíodo, mas depois da emissão do quinto ou sexto trifólio elas já tem sensibilidade.Para uma cultivar de ciclo precoce mais sensível, plantada no primeiro dia do mês de outrubro, as plantas estariam nesse estágio, de cinco a seis trifólios por volta do dia 31 do mesmo mês.
Tendo em vista essa situação, algum estresse por altas temperaturas, ou períodos chuvosos, com dias de pouca luminosidade e a utilização de variedades não recomendadas para a região o risco com certeza seria maior. Esse fatores significam prejuízo, a soja necessita estar em seu melhor porte para alcançar boa produtividade.
Esse erro não pode mais acontecer com uma cultura cercada de riscos climáticos e comerciais, o produtor não pode correr riscos quando está ciente das consequências. Por meio dos trabalhos de pesquisas da Embrapa Agropecuária Oeste, mostram que o melhor período de semeadura da soja ? entre os dias 25 de outubro e 10 de novembro, utilizando as cultivares precoces.