O Sindicato Nacional da Aviação Agrícola (Sindag) divulgou que a utilização de drones de pequeno porte pulverizar lavouras no Brasil deverá ser ainda no início deste ano.
No momento, o departamento jurídico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) analisa a Instrução Normativa (IN), que deverá incluir os veículos com até 25 quilos – Classe III, na regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
As demais categorias – Classe I, Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs) com mais de 150 quilos, e Classe II, acima de 25 e até 150 quilos, continuarão seguindo a IN 02, de 2008, que dita as regras para aviões e helicópteros agrícolas. Além disso, todos os operadores de drones de pulverização (pessoas físicas ou jurídicas) deverão ter registro junto ao Mapa.
Segundo o Sindag, a expectativa é de que a norma seja publicada em março deste ano.
Com informações Agrolink