De acordo com a Somar Meteorologia, uma frente fria e áreas de instabilidade causam chuvas desde ontem entre o Sul e o Centro-Oeste do Brasil e decorrer desta segunda-feira as precipitações continuam sobre o norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, oeste e sul do Paraná e centro e sul de Mato Grosso do Sul. Segundo os meteorologistas da Somar, há potencial para alagamentos em várias cidades, inclusive em Campo Grande.
Al?m dessas duas Regiões do país, tamb?m há previsão de chuva moderada no Norte do Brasil, especialmente no Amapá e Pará, incluindo as duas Capitais. Apesar dessas chuvas, o calor predomina no Brasil nesta segunda-feira. No Sul, os termômetros passam oscilam entre 24°C e 27°C na maior parte dos três Estados, sendo que no extremo norte paranaense faz calor de mais de 30°C. No Sudeste a máxima passa dos 30°C e no Centro-Oeste dos 33°C, sendo que em Mato Grosso faz calor de mais de 36°C na maior parte do Estado. No Nordeste as temperaturas ficam mais altas entre Piauí e Maranhão, com termômetros acima dos 33°C e Norte chega aos 36°C na maior parte dos Estados. Amanhã, o tempo permanece instável entre o Sul e o Mato Grosso do Sul e as chuvas avançam pelo Sudeste do país.
De acordo com os meteorologistas da Somar, as chuvas mais intensas com potencial para alagamentos atingem o litoral norte de Santa Catarina e o leste do Paraná, inclusive Curitiba. Chuvas moderadas atingem Campo Grande e tamb?m São Paulo e Rio de Janeiro at? o fim do dia. As temperaturas começam a cair no Sul e apenas no norte do Paraná a máxima chega aos 27°C, mas na maior parte do Brasil o calor continua. Segundo previsão da Somar Meteorologia, a frente fria perde força na altura do Sudeste e já não há previsão de chuva forte no centro e sul do país. As chuvas mais intensas do Brasil são previstas para o Estado de Roraima, inclusive Boa Vista. O frio aumenta no Sul do país e as temperaturas entram em declínio em parte do Estado de São Paulo e do Rio de Janeiro. Nas demais regiões do Brasil os termômetros seguem bastante elevados.