02/09/2013 - 11:07
Interleite Brasil acontece em Uberlândia(MG) na próxima semana
?ndices financeiros empresariais aplicados a fazendas de leite será tema de discussão no evento
Não ? novidade que a atividade leiteira ? a mais complexa de todo o agronegócio. ? necessário estar atento aos cuidados dispensados aos animais e à produção de alimentos, considerando os aspectos t?cnicos e econômicos. Al?m disso, a margem líquida ? historicamente restrita, o que coloca o produtor na obrigação de gerenciar o seu negócio com competência, para não perder dinheiro. Diante da importância deste assunto para a pecuária de leite, o MilkPoint convidou Paulo do Carmo Martins, Pesquisador da Embrapa Gado de Leite, para palestrar sobre o tema "?ndices financeiros empresariais aplicados a fazendas de leite" no Interleite Brasil 2013, que acontecerá em Uberlândia/MG nos dias 11 e 12 de setembro.
Segundo Paulo Martins, "em todo negócio existem aqueles que perdem e os que ganham dinheiro. Os que ganham tem comportamentos semelhantes, verdadeiras regras que devem ser seguidas para se obter sucesso com o leite. Uma delas ? usar ferramentas de gestão que mostre o que está ocorrendo na atividade".?
Em sua palestra no Interleite Brasil, Martins pretende apresentar os indicadores financeiros que são usualmente utilizados para aferir desempenho no meio industrial e nas empresas prestadoras de serviço, e que começam a ser usadas na atividade leiteira. "Por meio da DRE, do EBITDA, do ROI, da Margem de EBITDA e do EVA, ? possível saber se a propriedade está levando o produtor para o caminho da pobreza ou da riqueza", afirma Martins.?
Para o pesquisador da Embrapa, que irá proferir esta palestra e apresentar esses novos indicadores, "a propriedade que não apura o seu custo mensal não tem futuro, está destinada ao insucesso. Mas, a que apura não tem segurança que a gestão está correta, pois tomar decisões tendo por base apenas o custo de produção ? como dirigir um carro olhando pelo retrovisor". Martins diz que estes novos indicadores financeiros objetivam tornar a gestão do negócio mais segura.