De acordo com o jornal Valor Econômico, a Agência para Agricultura e Alimentação das Nações Unidas (FAO) enviou um novo alerta à comunidade internacional sobre o vírus da gripe aviária H7N9 e H5N1, que continuam? representando uma s?ria ameaça para a saúde humana e animal, especialmente na próxima temporada de gripe no hemisf?rio Norte, que vem se aproximando.
?"O mundo está mais preparado do que nunca para responder ao vírus da gripe aviária depois de uma d?cada de trabalho com o H5N1 e o H7N9. No entanto, requer uma vigilância constante", disse o chefe do departamento veterinário da FAO Juan Lubroth.
?Os vírus da gripe aviária, acrescentou Lubroth, continuam a circular em aves. E os esforços devem ocorrer não só nos territórios onde os vírus são encontrados, mas tamb?m em países vizinhos. Nesse contexto, a FAO divulgou que vai destinar US$ 2 milhões para fundos de emergência e US$ 5 milhões para a USAID para implementar uma resposta ao H7N9.
?Na luta de longo prazo contra o H7N9 e outros vírus, a FAO e a USAID vão tentar investir na melhoria da forma como alguns países comercializam suas aves.?