Mato Grosso do Sul vive um período de franca expansão do setor de florestas. Na última d?cada, o Estado teve a área plantada de eucalipto aumentada de 90 mil para quase 500 mil hectares. Devido a esse fator e por ser uma atividade rentável, cresce a procura por especialização por parte de produtores, trabalhadores rurais e pessoas interessadas em iniciar o cultivo de eucalipto. Para atender a demanda, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS ? Sistema Famasul) oferece o curso gratuito de Cultivo de Eucalipto, em Rio Verde, nos dias 17 e 18 de setembro.
?Segundo o instrutor do Senar, Ramiro Juliano da Silva, a procura pela capacitação indica o crescimento da atividade da eucaliptocultura no Estado. ?A colheita do eucalipto acontece de seis a sete anos após a plantação. Na primeira colheita, o produtor consegue pagar as despesas com lucro de 10%. A partir das próximas colheitas, o lucro sobe para at? 70%?, destaca.
?O curso de Cultivo de Eucalipto será realizado no Sindicato Rural de Rio Verde e abordará tópicos como legislação das propriedades, reserva rural e ?rea de Preservação Permanente (APP). Nas 16 horas de capacitação, os participantes aprenderão a fazer cálculo sobre quanto irão produzir e qual valor dos investimentos, al?m de pesquisas de mercado.
?O instrutor ressalta a importância dessa capacitação do Senar para que Mato Grosso do Sul continue se desenvolvendo no cultivo de eucalipto. ?O curso tem como maior objetivo capacitar os participantes a produzir madeira de qualidade e investir na rentabilidade, seja para a produção de celulose, madeira ou carvão?, aponta.