A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, revelou em coletiva de imprensa na ExpoLondrina 2015, que o prazo para a entrega do Cadastro Ambiental Rural (CAR) não será prorrogado. Com isso, o prazo at? o dia 5 de maio para formalizar o processo está mantido.
Mesmo com o pedido da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e de vários produtores de todo o Brasil, o minist?rio do Meio Ambiente manteve o prazo estipulado e disse que esse posicionamento está alinhado com todas as esferas do governo federal envolvidas no processo.
Para a ministra Izabella Teixeira, não existem motivos para o atraso já que os estados receberam R$ 400 milhões e mais de 40 mil pessoas foram treinadas para realizar o cadastramento. Al?m disso, a ministra tamb?m lembrou que caso o produtor não tenha internet para realizar o preenchimento do CAR, existe o modo offline para fazer o cadastro.
Apesar de apenas 35% das propriedades rurais do país já terem feito CAR, a ministra do Meio Ambiente citou como exemplo o estado de Mato Grosso, que segundo ela já está com 80% dos cadastros preenchidos.
Caso o produtor rural não efetue o CAR, ele poderá sofrer sanções como impedimento de cr?dito rural, ficando assim irregular perante a legislação ambiental, o que ? passível de multa.