O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP divulgou um levantamento em que as exportações brasileiras de carne de frango estiveram aquecidas no início do mês de abril, devido ao surto de gripe aviária dos Estados Unidos. O país americano ? o principal concorrente do Brasil em vendas externas do produto, e com a gripe aviária, a demanda pelo produto brasileiro tem crescido.
De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Brasil ? o único país entre os grandes produtores mundiais de carne de frango que nunca registrou nenhum caso de gripe aviária em seu território.
Segundo os dados da Secretaria de Com?rcio Exterior (Secex) do Minist?rio do Desenvolvimento, Indústria e Com?rcio Exterior (MDIC), considerando os sete primeiros dias úteis do mês, a m?dia diária de carne de frango embarcada em abril está em 15,6 mil toneladas, acima das 14,4 mil toneladas/dia exportadas em março e pouco abaixo das 15,9 mil toneladas/dia de março do ano passado.
Apesar das vendas de carne de frango no mercado interno estarem enfraquecidas, com os preços caindo seguidamente, as indústrias vêm tendo como alternativa a produção ao mercado externo.?