No início deste mês de maio, um frigorífico da JBS localizado em São Jos? dos Quatro Marcos (MT), demitiu todos os 650 funcionários que trabalhavam na unidade ao interromper as atividades de abate de bovinos no município. A multinacional brasileira ? dona das marcas Friboi e Seara.
Segundo o Minist?rio Público do Trabalho do Estado de Mato Grosso (MPT), os demitidos do frigorífico representam mais de 15% da população economicamente ativa da cidade, que tem 19,5 mil habitantes. Al?m disso, o órgão afirma que a JBS ignorou a situação de gestantes, acidentados e idosos, trabalhadores que usufruem de estabilidade.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação (SINTIAAL), Gláucia Maria Andrade Gonzaga, disse que a empresa convocou uma reunião no início de meio e comunicou o fechamento do frigorífico. Al?m disso, levantou-se a hipótese de fazer a suspensão temporária dos contratos dos trabalhadores ou remanejar alguns deles para a unidade de Araputanga. No entanto, os termos de rescisão de contrato de trabalho passaram a ser homologados entre os dias 13 e 19 de maio.
A JBS, por meio de nota, informou que as atividades da unidade de Quatro Marcos foram encerradas temporariamente por conta das atuais condições de mercado, em que a falta de mat?ria-prima tem sido constantes. No comunicado, a empresa ainda afirmou que irá oferecer aos funcionários demitidos a possibilidade de transferência para outras unidades do grupo.
Caso os trabalhadores não aceitem a proposta de remanejamento, a empresa se compromete a indenizar os colaboradores conforme determina a legislação trabalhista.?