06/01/2014 - 16:03
Conheça a sala de ordenha simplificada
O modelo oferece baixo custo e melhora a vida do produtor, o bem estar do animal e com isso a qualidade do leite.
Lilian Andréia
Divulgação
Vaca em lactação em sala de ordenha simplificada para captação do leite
O Oeste de Santa Catarina é um dos principais polos da bacia leiteira do estado, onde se encontra várias empresas de laticínio, mas para o aproveitamento industrial da matéria prima, esta tem que oferecer qualidade superior, alcançada por meio de ações implantadas na propriedade, na nutrição dos animais, no manejo, na sanidade, nas instalações e em genética.
Um fator que faz diferença na produção é a sala de ordenha. É neste local que produtor confere os resultados das ações anteriores à captação do leite. Em Paraíso (SC) a principal atividade dos produtores é a leiteira, mas nem todos sabem que pequenas alterações na estrutura física da propriedade resultam em melhor qualidade do produto.
Um sistema simples e de baixo custo, melhora a qualidade do leite e a vida do produtor, é a sala de ordenha simplificada. O modelo é adotado cada vez mais pelos produtores de Paraíso. Esse modelo facilita o trabalho de quem faz a ordenha e oferece conforto para os animais, pois são construídos próximos ao pasto, os animais liberam o leite e em seguida saem da sala para comer.
Confira o resultado no vídeo abaixo: