Curso foi promovido hoje e contou com a participação de colaboradores do supermercado do Grupo Pão de Açúcar.
Segundo informações do Agronotícias, a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e a Associação Brasileira de Criadores de Suíno (ABCS) e o Grupo Pão de Açúcar promoveram, hoje, treinamento teórico e prático em cortes suínos para líderes de açougue. Cerca de 15 colaboradores de um supermercado de Cuiabá e Várzea Grande participaram. O processo integra parte das ações do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS).
A ação inédita de promoção da carne suína no Grupo com abrangência nacional faz parte da Semana Nacional da Carne Suína, que envolverá treinamentos, ações na loja e ações de promoção do suíno em todo o Brasil ao longo de 2013 usando como slogan “A carne suína é 10”, aproveitando o clima de futebol e Copa do Mundo.
Inicialmente, os participantes aprenderam informações, de autoridades médicas e nutricionais, que desmistificam muitos pontos em relação ao consumo de carne suína, que até então eram desconhecidos pela maioria dos profissionais presentes. E aprenderam sobre a evolução da suinocultura no país com a gestora executiva do PNDS, Anny Almeida.
Anny destacou que a Semana é uma ação pioneira para o setor e também para o varejo, pois é primeira vez que se realiza uma campanha nacional de incentivo ao consumo da carne suína. “Com certeza trará ganhos para toda a cadeia, por meio do aumento do consumo de carne suína no país. É uma ação de escala e acreditamos que os resultados virão de forma proporcional ao empenho e que em Mato Grosso os resultados devem ser ainda melhores com a chegada do PNDS”, disse.
Posteriormente o consultor de cortes suínos Daniel Furtado ministrou o curso que disponibilizou diversas informações, desde a necessidade de mudança e diversificação dos tipos de cortes, a parte prática do curso com as técnicas de corte, até dicas quanto ao preparo dos mesmos. Ao todo, Daniel confeccionou 40 diferentes tipos de cortes suínos.
“Esse é um trabalho de formiguinha que estamos fazendo. Sabemos que existe uma dificuldade de implantar mudanças, mas acredito que ao longo do tempo conseguiremos mudar esse conceito e mostrar ao cliente a carne suína de um modo diferente, fazendo que o hábito de consumo se torne diário”, pontuou Daniel.
Para o diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues, a ação reforça a necessidade da cadeia se unir para desenvolver o mercado interno da carne suína. “O Brasil é um mercado a ser explorado por nós, há espaço para carne suína crescer, mas para isso precisamos nos unir. Por isso o curso é uma ótima oportunidade de trabalharmos juntos e de capacitar o profissional do comércio de carnes. Um corte de qualidade, com certeza, contribui para a satisfação do consumidor, fazendo com que ele volte a consumir e divulgar a carne suína”, finalizou.