15/04/2014 - 09:02
Quarenta madeireiros ilegais são apreendidos com auxilio de índios
Os indígenas da etnia Kayapó denunciaram ao Ibama a ação de madeireiros ilegais em suas terras.
Durante a semana anterior, o Ibama realizou uma operação de fiscalização na Terra ?ndigena Menkragnoti, de cerca de 4,9 milhões de hectares, no estado do Pará.?
Foi definido um plano de atuação em parceria entre o Ibama e os Kayapós que resultou na detenção em flagrante de 40 pessoas, na destruição de 11 acampamentos de madeireiros e na apreensão de 26 motoserras, al?m de multas no valor de R$ 50 milhões.
De acordo com Luciano Evaristo, diretor de Proteção Ambiental do Ibama, a participação dos Kayapós foi determinante para o êxito da ação: ?A grande maioria dos alvos foi localizada pela comunidade Kayapó. Essa parceria haverá de propiciar a manutenção da integridade da área, ?constituindo-se em uma barreira para travar os grandes grileiros na BR 163?.
A ação de fiscalização contou com a participação de 27 agentes ambientais do Ibama, quatro policiais do Grupamento Tático da Polícia Militar do Pará, seis policiais da Força Nacional e servidores da Funai. A Terra Indígena Menkragnoti abrange os municípios de Altamira e São F?lix do Xingu no Pará, Matupá e Peixoto de Azevedo em Mato Grosso.
Ibama