A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) elegeu no último sábado (20), Mauricio Saito, como seu novo presidente. A votação que aconteceu das 9h às 15h registrou votação histórica, com participação do maior quórum de delegados representantes dos sindicatos rurais do Estado já registrado em eleições da instituição.
A eleição teve chapa única e para ser eleita precisava conseguir dois terços dos votos válidos, votos estes que foram obtidos antes mesmo das 11h. Com isso, a candidatura de Mauricio Saito foi aprovada por 65 votos de um total de 67 sindicatos rurais aptos a votar.
A chapa que assume a Famasul oficialmente em agosto ? formada pelo vice-presidente, Nilton Pickler, pela diretora secretária, Terezinha de Souza Candido Silva, pelo diretor financeiro, Luis Alberto Moraes Novaes, o Mandi, o 2º secretário, Diogo Peixoto da Luz, o 3º secretário, Andr? Ribeiro Bartocci, Thais Carbonaro Faleiros e Rog?rio de Menezes, como 2º e 3º tesoureiros. Já o conselho fiscal da entidade passará a ser formado por Ruy Fachini Filho, Maria Lizeta Barreto de Menezes Brito e Janes Bernardino Honório Lyrio.
Mauricio Koji Saito ? m?dico veterinário e produtor rural do município de Itaporã. Foi presidente da Cooperativa Agrícola Mista Serra de Maracaju (Coopsema) e do Sindicato Rural de Itaporã por duas gestões. Em janeiro de 2014, Saito assumiu a presidência da Associação dos Produtores de Soja de MS, cargo que deixará vago para assumir a Famasul.