Notícias sobre agronegócios, agricultura, pecuária e meio ambiente - 27 de Setembro de 2021
Geral

Desinfecção a seco das instalações reduz a pressão de infecção nas granjas

A desinfecção a seco é um conceito que permite reduzir a carga microbiológica mesmo na presença dos animais.

Informações assessoria de imprensa
Em 01 de Fevereiro de 2021 às 15h23
Leitões mamando. Foto: Paulo Bennemann.

“O investimento em biosseguridade nas granjas de suínos cresce à medida que também avança o uso racional de antimicrobianos. A sanidade é um vértice importante desse processo porque não está ligada exclusivamente à utilização de medicamentos, mas também à necessidade de desinfecção das granjas e consequente prevenção às doenças” . A afirmação é do médico veterinário Paulo Bennemann, gerente técnico da área de suínos da SANPHAR Saúde Animal na América Latina.

A produção intensiva de suínos pode representar desafios à sanidade dos animais. É essencial o desenvolvimento de programas eficientes de limpeza e desinfecção de modo a reduzir a pressão de infecção decorrente da presença de bactérias, vírus e fungos no ambiente das instalações”, complementa Bennemann.

A pressão de infecção aumenta à medida que os suínos permanecem nas instalações. Dessa forma, desinfecções realizadas antes do alojamento de um novo grupo de animais, no intervalo entre lotes de produção (método convencional) ou até mesmo a desinfecção a seco (na presença dos animais) visam reduzir essa carga infecciosa a níveis aceitáveis para a saúde e o bem estar dos animais. Este processo é fundamental em todas as fases da vida”, alega o gerente técnico da SANPHAR.

Paulo Bennemann explica que a desinfecção convencional necessariamente deve ocorrer na ausência dos animais. O objetivo é que toda a matéria orgânica seja retirada previamente e que o desinfetante utilizado tenha tempo de ação em uma superfície limpa para reduzir, a níveis muito baixos, a concentração de micro organismos patogênicos presentes no ambiente.

Já a desinfecção a seco é um conceito que permite reduzir a carga microbiológica mesmo na presença dos animais e, se baseia na ação de um blend de minerais pronto para uso, que atua de forma direta e indireta sobre os agentes patogênicos, mesmo na presença da matéria orgânica. A desinfecção a seco pode ser realizada por meio de aplicações seriadas ao longo do tempo de permanência dos animais nas instalações, principalmente no ambiente de maternidade. Este efeito provoca a inativação das principais bactérias, vírus e fungos presentes no ambiente, sem comprometer a saúde dos suínos.

Para a desinfecção a seco, a SANPHAR oferece em seu portfólio o Stalosan® F, um higienizante de alta tecnologia, à base de minerais, com efeito bactericida, viricida e fungicida. Stalosan® F reduz a pressão de infecção do ambiente e melhora a qualidade do ar reduzindo o odor de amônia proveniente do processo de fermentação natural dos dejetos.

Stalosan® F é um pó composto de fosfatos e sulfatos de cobre e ferro, que atuam de forma direta sobre as funções celulares e integridade da membrana plasmática dos micro organismos e indireta dessecando o agente. Após a aplicação, o produto permanece em suspensão no ar por aproximadamente 20 minutos, atuando em todo o ambiente e depois, as partículas precipitadas, atuam nos diversos tipos de superfície com ação residual. Por não ser irritante para a pele, mucosas e trato respiratório, Stalosan® F é seguro para aplicação na presença dos animais e pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Geral
Em 06 de Agosto de às 16h01
Vagas contemplam diversas áreas da companhia e são para diferentes regiões do País; inscrições estão abertas até 18 de agosto.
VER TODAS EM GERAL
Notícias em destaque agora
Notícias da Pecuária
Fale conosco
Anuncie
Expediente
Reportar erro
Política de Conteúdo
O objetivo do Notícias da Pecuária é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados relacionados ao agronegócio. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.