O Sebrae/PR, em Curitiba, realizou no dia 11 de fevereiro, aula show com Marcelo Bolinha, especialista em cortes de carnes.
Cerca de 100 profissionais ligados ao mercado da carne estiveram presentes na capacitação, onde tiveram a oportunidade de aprender mais sobre como realizar os melhores cortes em ovinos e suínos e ter o aproveitamento de toda a carcaça.
Para o evento, foram utilizados um cordeiro de cerca de 4 meses, com peso de até 30 kg; e um porco da raça moura, típica do Sul do país.
Durante sua aula show, Marcelo ressaltou a importância dos profissionais entenderem os diversos tipos de cortes e saberem como vender as melhores opções para os clientes. Segundo ele, é preciso evitar o desperdício e agregar valor.
“O açougue tem que se transformar, inovar, oferecer produtos que agregam valor ao consumidor. Aproveitar todos os resíduos e retalhos é também uma forma de lucrar, pois o que seria desperdiçado pode se tornar a matéria-prima de maior valor agregado, transformado em kafta, hambúrguer, carnes moídas especiais, entre outros”, afirmou.
O criador de ovinos, José Ribeiro Junior, ressaltou que o evento pode agregar valor às carnes e beneficiar outros produtores. “Muitas vezes vendemos carcaça inteira ou cortes básicos e aqui aprendemos como é possível oferecer cortes mais nobres a partir da carcaça do cordeiro, por exemplo. Além disso, foi uma ótima oportunidade de conhecer e estabelecer boas ligações com outros profissionais desse mercado”, finalizou.
Além da aula show, os profissionais tiveram a oportunidade de realizar um networking em rodadas de negócios e de realizar uma degustação das carnes ao final do evento. Estiveram presentes chefs de cozinha, donos de açougues, frigoríficos e produtores rurais de ovinos e suínos de Curitiba e região metropolitana.
O evento marcou o primeiro encontro do Comunidade Sebrae - Agronegócios, que visa desenvolver as diversas cadeias do agro, no Paraná.