As novas indústrias de óleo e refinaria de óleo de soja foram construídas à margem da BR 163, entre Dourados e Caarapó com investimento superior a R$ 780 milhões e capacidade para processamento de 3.000 toneladas/dia de soja, produção de farelo de soja e uma refinaria para 720 toneladas/dia de óleo de soja, equivalente a 15 milhões de sacas.
“Estas indústrias permitirão expandir a presença da Coamo no mercado brasileiro com óleo refinado, nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul com farelo de soja e também ampliar a nossa participação no mercado europeu com farelo de soja” afirma o engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, idealizador e diretor-presidente da Coamo.
Participaram do evento a ministra da Agricultura, Tereza Cristina; o governador do Estado do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) Márcio Lopes de Freitas; o presidente da Fiems, Sérgio Longen; que juntamente com parlamentares, lideranças, parceiros da cooperativa e associados da Coamo prestigiaram a solenidade.
“Precisamos transformar aquilo que é matéria prima em produto acabado. Esse é o grande desafio que temos tido nos últimos anos à frente da Fiems e uma prova clara disso é essa inauguração dessa nova planta de processamento e refino de soja. Para isso, é fundamental as diversas parcerias que realizamos com o Governo do Estado e com as prefeituras para qualificação profissional, além de oferecer serviços em tecnologia e inovação por meio do Sesi e do Senai para melhorar a competitividade das empresas”, afirmou Longen.
O diretor-presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, detalhou que “paralelo a isso, estamos inaugurando também um centro de distribuição de insumos, máquinas e equipamentos agrícolas, que vai gerar mais 100 empregos diretos, totalizando 400 empregos diretos aqui na região, contribuindo para desenvolver a cidade de Dourados e fortalecendo o agronegócio brasileiro”, declarou.
Presente ao evento, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, considerou a inauguração da nova fábrica um sonho realizado. “Lembro que ainda quando titular da Seprotur (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo), conversei com o José Aroldo e falei da necessidade de se investir em Mato Grosso do Sul. Ver essa indústria, que é uma das maiores de esmagamento de soja da América Latina, ser inaugurada no meu Estado é uma satisfação muito grande”, afirmou.
Informações sobre a Coamo: http://www.coamo.com.br/site/