Notícias sobre agronegócios, agricultura, pecuária e meio ambiente - 27 de Julho de 2014
21/04/2014 - 08:03

Venda de insumos teve aumento acelerado no país

As vendas de fertilizantes atingiram 1,698 milhão de toneladas em março deste ano no país, 3,3% a mais que no mesmo período de 2013. A informação é da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda).
Apesar do ritmo de crescimento ter recuado em relação ao observado nos dois meses anteriores, no primeiro trimestre as vendas somaram 5,987 milhões de toneladas, alta de 10,6% sobre igual intervalo do ano anterior. A queda registrada ocorreu pelo fato de que, no primeiro bimestre, as compras para o plantio das chamadas segundas safras de grãos e algodão serem mais aquecidas do que em março.

Em Mato Grosso, por exemplo, a semeadura da safrinha de milho já foi concluída, e a demanda dos produtores por adubos passou a ser guiada pelas perspectivas para a próxima safra de verão, que será semeada em setembro. No primeiro trimestre, Mato Grosso liderou as compras nacionais de fertilizantes, com 1,147 milhão de toneladas no total. São Paulo, Paraná e Minas Gerais vêm em seguida, com destaque para as compras paulistas e mineiras para cana-de-açúcar e caf?, as culturas perenes produzidas no Brasil que mais utilizam o insumo.

As vendas dom?sticas foram sustentadas, por fertilizantes intermediários importados. De janeiro a março, as importações brasileiras desses produtos tiveram aumento de 31,3%, para 4,705 milhões de toneladas, enquanto a produção nacional registrou retração de 13,7%, para 1,947 milhão de toneladas, segundo a Anda.

O porto de Paranaguá (PR) manteve a condição de principal porta de entrada para os insumos importados, com um volume total de 2,228 milhões de toneladas de janeiro a março, um incremento de 14,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior.?

Mais informações: www.anda.org.br
Valor Econômico
Gostou? Compartilhe!
COMENTE ESTA NOT?CIA
CURTIU O NOT?CIAS DA PECU?RIA?
MAIS NOT?CIAS
Publicidade
Publicidade
ACOMPANHE NO FACEBOOK
Notícias da Pecuária - Todos os direitos reservados 2014.