Os preços da soja em grão e do farelo de soja apresentaram queda na última semana por conta da demanda enfraquecida em relação a grande entrada da soja da safra 2014/2015 nos estoques.
Mesmo com a queda da última semana e da baixa liquidez do produto no mercado, a cotação da soja at? o momento acumula alta de 0,6% neste mês de maio, ? o que revela o indicador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), com base no corredor de exportação de Paranaguá (PR). Na última segunda-feira (25), o valor da saca de 60 quilos da oleaginosa chegou a R$ 65,40, valor 1,24% abaixo do que o registrado na segunda-feira anterior (18).
Já na última semana no mercado mato-grossense, a cotação m?dia local caiu 0,99%, com o valor da saca de 60 quilos sendo comercializado a R$ 50,98, o que acabou acompanhando o a movimentação dos maiores contratos internacionais negociados na Bolsa de Chicago (EUA). As informações de MT são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
No entanto, o frete não acompanhou a queda nas cotações e continua pressionando os custos do produtor de Mato Grosso. O Imea tamb?m elaborou um estudo que aponta que o transporte do grão equivale a 28,44% do seu valor, enquanto na semana passada, eram 27,98%.