Foi anunciada na última segunda-feira (25), pelo governo do Paraná, a instalação de um novo frigorífico de aves em Piraí do Sul. O novo empreendimento será financiado por um grupo de investidores europeus e a previsão ? que R$ 200 milhões sejam investidos no projeto, que irá funcionar de maneira plena a partir de 2017.
O frigorífico tem a estimativa de ter faturamento de R$ 160 milhões, com o abate de 400 mil aves por dia, fazendo com que a partir do terceiro ano de funcionamento o Paraná se torne líder nacional na produção e na exportação de carne de frango. Atualmente, o estado conta com 37 frigoríficos que realizam 5 milhões de abates por dia.
O novo projeto irá contar com a instalação da planta industrial, incubatório, matrizeiros e fábrica de ração e terá como prioridade atender o mercado externo, com foco no público muçulmano presente nos Estados Unidos e no mercado comum europeu. A expectativa ? que no primeiro ano de atividade sejam abatidas 100 mil aves por dia, número que irá subir para 200 mil/dia no segundo ano.
O governo do Paraná acredita que com a instalação do novo frigorífico sejam abertos 1,3 mil novas vagas de emprego direto e at? 5 mil indiretos, incluindo os trabalhadores que vão trabalhar nos 300 novos aviários que irão funcionar em sistema de integração.