23/04/2014 - 12:14
Show da Carcaça reúne produtores no JBS em Campo Grande
Foi realizado nesta quarta-feira (23) a V edição do Show da Carcaça, na unidade do frigorífico JBS, em Campo Grande (MS). O evento, realizado pela Associação Novilho Precoce MS reuniu 36 produtores, totalizando 1.600 animais, divididos em 60 lotes.
Carla Layane
Notícias da Pecuária
Alexandre Scaff Raffi, Presidente da Novilho Precoce MS.
Notícias da Pecuária
Antônio João de Almeida, responsável pelo regulamento técnico do Novilho Precoce
Notícias da Pecuária
Eduardo Pedroso, Diretor de Originação SP/MS do frigorífico JBS.
Notícias da Pecuária
Médico veterinário Lúcio Casanova e o produtor Airton Litwin.
Alexandre Scaff Raffi, Presidente da Novilho Precoce MS, revelou ao Notícias da Pecuária que "o lançamento do concurso de novilhas veio justificar os produtores associados que fazem abates de novilhas há mais de 10 anos. Como a associação nasceu vendendo novilhas foi criada, então, a categoria"?diz.
E o número de novilhas inscritas no Show da Carcaça 2014 demonstrou o real interesse do produtores: total de 600 animais para o abate.
O Show da Carcaça consiste no abate t?cnico onde cada associado encaminhou seu lote de animais, considerados superiores com um bom padrão de carcaça.
Para Antônio João de Almeida, responsável pelo regulamento t?cnico, o Show da Carcaça ? a "prova dos nove" dos produtores. "O produtor produz o animal na fazenda e ele envia os animais para serem avaliados e confirmar que sua produção esteja indo de forma correta, pois aqui existe um padrão a ser seguido. São avaliados a precocidade do animal (quanto mais jovem mais macia a carne), o peso do animal e depois o acabamento de carcaça".
Ele ressalta ainda que os associados da Novilho Precoce produzem, não só quantidade, mas tamb?m qualidade. "O nosso desafio ? aprimorar cada vez mais a qualidade, para que o consumidor encontre na gôndola do supermercado uma carne mais macia e saborosa".
Alexandre Raffi revela que o evento possui duas conotações, a externa e a interna. "A externa ? mostrar para a indústria que nós conseguimos produzir qualidade em grande escala e a ?interna ? mostrar para o pecuarista o que seu companheiro faz ?na propriedade. O Show da Carcaça ? um reconhecimento para quem fez um bom trabalho o ano inteiro".
Para Eduardo Pedroso, Diretor de Originação SP/MS do frigorífico JBS, "o evento ?? muito importante pois conta com a participação de diversos produtores que trazem o melhor nos dando a oportunidade de ter uma amostra significativa do potencial de produção de qualidade do Mato Grosso do Sul incorporado com a tecnologia na pecuária".
Esta ? a primeira vez que o produtor Airton Litwin, com propriedade em Camapuã (MS) participa, apesar de ser associado há um certo tempo à Novilho Precoce. "Trouxemos 20 machos e 22 fêmeas da raça Senepol, para termos um conhecimento sobre a nossa produção". Acompanhado pelo m?dico veterinário Lúcio Casanova, que ressaltou a importância de estar presente no Show da Carcaça "? fazer uma comparação entre as raças, em especial a Senepol que está em expansão no Estado". A expectativa agora fica para a premiação.
Premiação
A Associação Novilho Precoce divulgará o resultado do Show da Carcaça na próxima segunda-feira, 28 de abril,a ?partir das 19h30, na sede da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado - Famasul. Segundo informações do Presidente, Alexandre Raffi, serão premiados os cinco melhores colocados de cada categoria (novilhos e novilhas precoces). "Vamos levar os 10 melhores para a Expointer, em Esteio no Rio Grande do Sul e ?estendemos o convite para produtores interessados a vivenciar essa experiência conosco", diz.