11/11/2014 - 15:06
Segunda safra de milho será prejudicada pela estiagem em MS
O milho safrinha, como é conhecido, é cultivado na mesma área, logo após a retirada da soja ficará com o período de cultivo espremido.
A estiagem registrada em Mato Grosso do Sul, com o consequente deslocamento da janela do plantio da soja em 30 dias, não deverá comprometer a produtividade do grão, mas afetará a segunda safra do milho do Estado. O milho safrinha, como ? conhecido, ? cultivado na mesma área, logo após a retirada da oleaginosa e ficará com o período de cultivo espremido.
O presidente da Aprosoja/MS ? Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul, Maurício Saito, estima perdas elevadas com o atraso no ciclo desta safra. ?O plantio de milho de 2015 sofrerá impacto, pois o cultivo depende de dois importantes fatores: da luminosidade, que fica comprometida com os dias mais curtos do inverno, e do clima, com maior risco de perdas devido a geada?, explica.
Os últimos números levantados pelo Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio ? Siga, confirmam: enquanto a última safra de milho atingiu 8,3 milhões de toneladas, a expectativa mais otimista para o ciclo 2014/2015 fica em torno de 8 milhões de toneladas de grão.?
Mato Grosso do Sul ? o 3º maior produtor no ranking nacional do cultivo de milho e deverá cultivar 1,6 milhão de hectares de milharais.
Informações Famasul