13/05/2014 - 15:00
Registro atípico da doença da vaca louca não causará impacto à exportação de carne
Caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EBB), conhecida também como doença da vaca louca, foi registrado em Mato Grosso, estado que recebeu embargos externos.
O laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) confirmou que o caso de EEB, encontrado em Mato Grosso, ? "atípico", informou o Minist?rio da Agricultura. Motivo pelo qual o o setor de carne bovina não deve sofrer impacto negativo por conta do ?registro de doença.
Em entrevista para o Reuters, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne Bovina (Abiec), Antonio Camardelli, revelou que "o Estado de Mato Grosso tem peso na exportação, mas dá para alterar o funcionamento das fábricas, transferindo produção".?
O presidente-executivo da Marfrig, S?rgio Rial, disse que Egito, Irã e Arg?lia impuseram restrições à carne bovina de Mato Grosso por conta do caso atípico da doença em um frigorífico no Estado.
Camardelli, da Abiec, explicou que oficialmente somente o Peru (com embargo ao produto do Brasil) e Egito (com restrição apenas ao Estado) at? o momento comunicaram restrições.