22/04/2014 - 11:00
Raiva bovina preocupa municípios no Rio Grande do Sul
Ao constatar os sintomas da doença nos animais, os produtores devem comunicar imediatamente a Inspetoria Veterinária de Defesa Agropecuária da região.
Na última semana a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Sindicato Rural de Bag? (RS) e prefeituras realizaram palestras com produtores da Região da Campanha (formado pelos municípios de ?Aceguá, Bag?, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul) para falar sobre a raiva bovina, já que altos índices da doença foram encontrados nos municípios.
A m?dica veterinária Gisane Lanes de Almeida, fiscal estadual agropecuária, e integrante do grupo de educação sanitária da Seapa, ministrou palestra e falou que todos os animais, dom?sticos ou silvestres, podem ser acometidos da doença, transmitida pelos morcegos hematófagos, tamb?m conhecidos por vampiros, que se alimentam de sangue.?
Ela alertou que os produtores, ao avistar uma colônia de morcegos, devem acionar imediatamente a Inspetoria Veterinária para que eles se desloquem at? o local e façam de forma segura e apropriada a captura dos animais.
?
Notificações e informações sobre o assunto podem ser obtidas na IDA de Bag? atrav?s do telefone (53) 3240 5360.