O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (29), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil referente ao primeiro trimestre de 2015. E o que foi divulgado não foi nada animador. De acordo com o levantamento, a economia brasileira recuou 0,2% em relação ao último trimestre do ano passado e 1,6% quando comparada ao primeiro trimestre de 2014.
E a queda poderia ter sido pior caso o setor agropecuário não tivesse registrado crescimento. Aliás, o setor foi o único dos principais segmentos brasileiros, compostos por indústria, serviços e agropecuária, que apresentou alta nos períodos analisados.
Com crescimento de 4% em relação ao primeiro trimestre de 2014 e de 4,7% em relação ao último trimestre, o setor agropecuário teve a sua alta puxada ?pelo bom desempenho de produtos como soja (10,6%), mandioca (5,1%), fumo (1,7%) e arroz (0,7%). No entanto, o milho teve queda de (3,1%).
Em valores correntes, o PIB no primeiro trimestre de 2015 alcançou R$ 1,408 trilhão. A estimativa do Minist?rio do Planejamento ? que at? o fim do ano, o PIB brasileiro encolha 1,2%.