Notícias sobre agronegócios, agricultura, pecuária e meio ambiente - 19 de Setembro de 2019
21/06/2013 - 17:57

Ovinos: propriedade de descanso embarca segundo lote para abate

Modelo coletivo criado no estado embarcará aproximadamente 170 ovinos para abate no dia 26. Esse será o segundo lote encaminhado pelo sistema denominado Propriedade de Descanso de Ovinos para Abate, desenvolvido para facilitar o escoamento para as indústrias frigoríficas.
Acervo Notícias da Pecuária
Ampliar
Idealizado por um conjunto de entidades para desenvolver a cadeia produtiva de ovinos no Estado, o sistema reúne em um mesmo local ovinos de vários produtores, viabilizando o encaminhamento para o abate. Em seu primeiro embarque, na fase piloto, reuniu 100 cordeiros destinados à indústria de Mato Grosso do Sul. Atualmente, está em funcionamento uma propriedade de descanso em Campo grande, mas o objetivo do projeto é estruturar outras pelo interior, baseando-se nas demandas dos produtores e dos sindicatos rurais.

Segundo o médico veterinário da Federação da Agricultura e Pecuária (Sistema Famasul), Horácio Tinoco, a criação da PDOA traz o estímulo que falta ao ovinocultor e contribui para organizar o setor. “É mais vantajoso reunir os animais em uma propriedade de descanso, onde o frigorífico irá embarcar os animais e encaminhá-los para abate. Isso facilita a logística e torna os preços mais atrativos para o produtor”, avalia.

Nesse segundo embarque com destino a Promissão (SP), a PDOA reunirá animais de duas propriedades de Campo Grande e uma de Sidrolândia. “Esse será o primeiro embarque para um frigorífico de São Paulo. Na fase piloto reunimos animais de quatro municípios, mas comercializamos aqui no Mato Grosso do Sul”, afirma Tinoco.

 
Gostou? Compartilhe!
COMENTE ESTA NOTÍCIA
CURTIU O NOTÍCIAS DA PECUÁRIA?
MAIS NOTÍCIAS