Uma reunião realizada na Câmara Municipal de Amambai (MS), na última sexta-feira (26), tornou público a autorização do Minist?rio da Justiça para que uma equipe da Força Nacional venha para a região sul de Mato Grosso do Sul para atuar nas áreas de invasões de indígenas a produtores rurais.
Participaram da reunião, que foi uma iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Nilton Pickler e os presidentes dos Sindicatos Rurais de Ponta Porã, Jean Pierre Paes e de Amambai, Diogo Peixoto da Luz e representantes das polícias Militar, Civil, Rodoviária, Federal, da Força Nacional, do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e representando os interesses dos indígenas estiveram presentes o Minist?rio Público Federal,a a Funai e a subsecretaria de Assuntos Indígenas do Governo do Estado.
A iniciativa da Sejusp surgiu por conta das últimas invasões realizadas por grupos indígenas em duas propriedades rurais localizadas no município de Coronel Sapucaia. Ao todo, 89 propriedades rurais já foram invadidas em Mato Grosso do Sul, sendo que essas áreas estão documentadas e regularizadas.
O encontro serviu para que os participantes concordassem em criar uma força de trabalho para definir ações preventiva de invasões e tamb?m buscar a pacificação e a integração social entre índios e produtores.
A equipe da Força Nacional que virá a Mato Grosso do Sul irá realizar patrulhamento e trabalho ostensivo na região do Cone Sul. O grupo de segurança pública deverá se reunir nesta semana para definir a estrat?gia operacional das policias que atuam na região.