Enquanto o fenômeno climático El Niño, tem levado chuvas excedentes para as lavouras dos Estados Unidos e preocupação para o mercado global de commodities, os grãos do Brasil podem acabar sendo favorecidos neste cenário, já que mais uma vez o país registrou safras recorde de alguns grãos.
O El Niño vem causando o excesso de umidade nas maiores áreas de grãos dos Estados Unidos, o que vem fazendo com que o Departamento de Agricultura daquele país (USDA) venha aumentando o índice de lavouras em condições ruins no segundo semestre. Diante desse cenário, a safra de grãos norte-americana corre risco de perdas.
E quem vem acompanhando atentamente esta situação são os produtores brasileiros, já que os Estados Unidos ? o principal concorrente do Brasil no mercado global de grãos. E caso o país americano não consiga suprir a demanda dos consumidores, o mercado brasileiro pode apresentar elevação nas exportações.
No entanto, para a analista da consultoria FCStone, Ana Luiza Lodi, ainda ? cedo para definir os impactos absolutos do El Niño aos americanos, já que em alguns anos, o fenômeno climático causa uma produtividade muito boa e em outros deixa as lavouras bem abaixo da m?dia.