At? o final da semana Mato Grosso do Sul deve concluir a colheita da safra 2014/2015 de soja. De acordo com o Siga ? Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio, ferramenta de monitoramento da Aprosoja/MS, a estimativa ? que 6,6 milhões de toneladas do grão sejam colhidas, número esse que garante safra recorde no Estado e a posição de quinto maior produtor de soja do país.
Apesar da safra recorde, o número fica atrás da estimativa inicial de grãos colhidos feita no início do ciclo, quando a previsão era de 6,8 milhões de toneladas. O levantamento foi realizado após a Aprosoja/MS ter acompanhado lavouras de soja em 27 municípios, levantando dados quantitativos e qualitativos da safra.
Para o presidente da instituição, Mauricio Saito, o crescimento desta safra comparada com a do ano passado ficará em torno de 10%, já que a volume do último ciclo foi de 6 milhões de toneladas.
Mato Grosso do Sul tem uma área total de plantio de soja de 2,3 milhões de hectares, distribuída em 64 municípios que cultivam a oleaginosa. Al?m do volume total, a Aprosoja tamb?m prevê, de acordo com o seu levantamento, uma produtividade m?dia de 49 sacas por hectare, tamb?m superior aos números do ano passado.