10/04/2014 - 14:32
Mercado americano abre as portas para carne in natura do Brasil
Neste momento, o processo de abertura do mercado dos EUA passa por uma consulta pública, cujo prazo termina no dia 22 de abril.
Divulgação/Novilho Precoce
As negociações para a abertura do mercado americano à carne bovina in natura do Brasil estão ?tranquilas? e há chances de que ela aconteça ainda neste semestre, afirmou Fernando Sampaio, diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).?
A próxima fase será a discussão de comentários e sugestões feitas na consulta. Mesmo não havendo um período determinado para que essa fase de discussão termine, Sampaio explicou que as informações repassadas pela embaixada do Brasil nos EUA são positivas.
"Pelas informações da embaixada, está tranquilo", disse. De acordo com Sampaio, a única oposição ? de pecuaristas dos EUA que alegam o "suposto" risco de importação da febre aftosa do Brasil. No entanto, o próprio USDA descarta esse risco, relatou Sampaio. "Não tem nenhuma outra oposição que não seja essa". Diante disso, ele acredita que a abertura do mercado pode acontecer at? junho. Sampaio participou de reunião com o ministro da Agricultura, Neri Geller, na Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em São Paulo.
Valor Econômico