O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou na última sexta-feira (8) um relatório sobre o início da colheita da soja em Mato Grosso. At? o momento já foram colhidos 25 mil hectares (0,3% da área plantada) e a colheita da oleaginosa começou com produtividade de 50,6 sacas por hectare.
A marca de produtividade atual está perto da m?dia projetada pelo Imea para esta safra, que ? de 50,8 sacas por hectare. Vale a pena lembrar que a entidade rebaixou a previsão de colheita de 29 milhões para 28 milhões de toneladas no ano passado e que nos últimos dois anos, a produtividade ficou em 51,9 sc/ha.
Apesar do início da colheita, a seca enfrentada no estado pode impactar na produção de soja nesta safra. Alguns produtores já informaram que haverá perda equivalente a mais de dez navios carregados de soja por falta de chuva. Al?m disso, a produtividade das lavouras replantadas e das semeadas tardiamente ainda ? uma incógnita, diante do retorno das chuvas.
No entanto, a meteorologia registra para este mês chuvas diárias para regiões agrícolas como as de Sapezal, Sorriso, Canarana e Rondonópolis, tranquilizando os agricultores que enfrentaram seca nos últimos meses.