02/05/2013 - 17:51
?ndia pode ser maior exportadora de carne bovina em 2013
A produção total indiana é de menos da metade da produção brasileira, mas como o mercado interno no país é bastante reduzido, a maior parte dessa produção é destinada à exportação.
O Brasil retomou no último ano o posto de maior exportador mundial de carne, mas vem ganhando a concorrência cada vez mais forte de um país com pouca tradição no setor: a ?ndia.
Dados compilados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos mostram que o Brasil exportou no ano passado 1,5 milhão de toneladas de carne, retomando o posto de maior exportador que havia perdido em 2011 para a Austrália, cujas exportações no ano passado ficaram em 1,41 milhão de toneladas.
A novidade na compilação do órgão americano ? o crescimento acelerado da ?ndia, que exportou no ano passado 4 mil toneladas a mais de carne que a Austrália e se colocou na segunda posição do ranking de exportadores. Para este ano, a previsão ? de que a ?ndia assuma a liderança, com exportações estimadas em 1,7 milhão de toneladas, contra 1,6 milhão do Brasil e 1,47 milhão da Austrália.
A produção total indiana ? de menos da metade da produção brasileira, mas como o mercado interno no país ? bastante reduzido, a maior parte dessa produção ? destinada à exportação. A ?ndia já produz mais do que a Argentina, por exemplo.
De acordo com o diretor-executivo da Abiec, Fernando Sampaio, a ascensão da ?ndia não preocupa os produtores brasileiros, porque os dois países não competem pelos mesmos mercados. O Brasil não atende o mesmo mercado que a ?ndia por causa do preço. Mesmo se o Brasil quisesse competir nesses mercados, não valeria a pena. Não ? viável vender a carne pela metade do preço só para poder competir com a ?ndia.
Sampaio observa que a ?ndia exporta principalmente carne processada para embutidos, vendida primordialmente para países muçulmanos no Oriente M?dio e na ?sia.A quase totalidade das exportações indianas ? de carne de búfalo, considerada de menor qualidade. As vacas são consideradas sagradas no país e têm o abate proibido, mas os búfalos não têm a mesma proteção legal.
Fonte: Beef Point