02/05/2013 - 16:48
Controle sanitário pela internet
A campanha de vacinação contra febre aftosa começou ontem em quase todo o país, exceto aos municípios atingidos com a estiagem prolongada.
Pela primeira vez, os pecuaristas paranaenses podem comprovar a vacinação de seus rebanhos contra a febre aftosa de forma eletrônica. A informatização do processo, pedido antigo do setor, permite maior agilidade, redução dos custos e o acompanhamento em tempo real dos números de animais imunizados. A campanha de vacinação ocorre durante o mês de maio e a expectativa ? imunizar 4,4 milhões de bovinos e bubalinos de at? 24 meses.
O mecanismo de comprovação ? simples. No ato de compra das vacinas, o dono da loja faz o lançamento dos códigos dos rem?dios e o número e idade dos animais no site da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Depois da aplicação, basta o pecuarista acessar o sistema e confirmar a vacinação.
Para o veterinário da Federação de Agricultura do Paraná (Faep) Celso Doliveira, o novo mecanismo permite desobstruir parte dos serviços nas unidades da Adapar espalhadas pelo estado. Ele arrisca que 30% dos 193 mil pecuaristas do estado devem aderir ao sistema eletrônico. "O produtor em si tem dificuldade de mexer com tecnologia. Mas, os filhos estão participando da administração da propriedade e conseguindo tecnificar os procedimentos", explica.
Fonte: Sistema Faep
?