O Procon de Umuarama (PR) confirmou na tarde da última terça-feira (1º de dezembro) que a substância química popularmente conhecida como formol foi encontrada em amostras de carnes distribuídas pelo frigorífico Friboi, localizado em Naviraí (MS).
Os testes na carne proveniente de Mato Grosso do Sul foram feitos pelo Procon do Paraná em parceria com o laboratório de uma universidade daquele estado. De acordo com o jornal Correio do Estado, carnes de várias marcas foram apreendidas para análise e o formol só foi encontrado no produto vindo de Naviraí.
A imprensa do Paraná entrou em contato com a Friboi e por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou que a substância encontrada nas amostras ? produzida pela própria carne.
O Procon de Umuarama ainda revelou que instaurou processo administrativo para apurar o ocorrido e notificou a Friboi para apresentar defesa. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) propõe que a empresa reconheça a falha e seja multada, o valor pode chegar a R$ 7 milhões. A data do início da apuração e da apreensão das carnes não foi divulgada.
Vale a pena lembrar que o formol ? prejudicial à saúde.