Cuiabá (MT) recebe a primeira etapa do Circuito ExpoCorte, que será realizado nos dias 19 e 20 de março, no Centro de Eventos do Pantanal.
O evento tem como tema central ?Como conseguir o máximo de minha propriedade?, ? destinado a pecuaristas, empresários e t?cnicos de todo o estado e do Brasil, que na ocasião terão a oportunidade de participar de dois dias de workshops com palestras e debates, al?m de uma feira de negócios com empresas de referência do setor pecuário.
Segundo a organização, a programação do workshop será dividida em quatro blocos: ?O ambiente produtivo?, ?Minha propriedade, meu negócio?, ?Tecnologia na prática? e ?Questões do Mato Grosso? que discutirão por meio de palestras e debates o tema principal desta edição. Na primeira edição do Circuito Feicorte NFT, realizada em 2012, foram promovidas quatro etapas regionais (MT, BA, GO e MS), com a participação de 4 mil pessoas, representando mais de 17 milhões de cabeças de gado.
A segunda edição em 2013 passou por cinco estados (MT, TO, MS, RO e PA), com a participação de 7 mil pessoas, provenientes de 276 cidades de 18 estados brasileiros e da Bolívia, representando mais de 100 milhões de cabeças de gado. Depois de Cuiabá, o Circuito ExpoCorte 2014 vai passar por Campo Grande (MS), nos dias 30 e 31 de julho; Ji-Paraná (RO), 17 e 18 de setembro; Araguaína (TO), 15 e 16 de outubro; e Uberlândia (MG), nos dias 11 e 12 de novembro. Com cinco etapas pr?-estabelecidas, o evento conta ainda ?com uma feira de negócios estruturada para os visitantes, palestrantes, pecuaristas e empresários do setor, dois dias de workshops com palestras e debates, leilão, entre outras atrações.
Segundo Francisco Vila, coordenador de conteúdo dos workshops do Circuito ExpoCorte, o evento vai abordar os principais aspectos que necessitam ser considerados quando o produtor define seu caminho da modernização, com foco na competitividade, desde as tendências de demanda at? as novas formas de convivência dos vários elos da cadeia produtiva da carne.?
Aspectos que serão avaliados, assim como soluções t?cnicas e de gestão que podem orientar na tomada de decisões. De acordo com Vila, o produtor poderá sentir o novo ambiente produtivo, refletir sobre a natureza e as perspectivas do seu negócio e conhecer novas tecnologias apresentadas por especialistas com experiência prática. Vila afirma que o Circuito Expocorte oferece uma plataforma na qual convergem soluções tecnológicas avançadas com a sabedoria do produtor tradicional.?
Em um setor de grande extensão existe espaço para diversos sistemas de produção e para múltiplas formas de comercialização. Para Vila, o importante ? o produtor encontrar a forma de desenvolver o negócio que melhor combina com o seu perfil de empreendedor, dimensão de sua propriedade e com as características específicas da sua região.