23/12/2013 - 13:29
Embrapa qualifica produtores para produção de leite orgânico no RS
O leite orgânico representa 0,02% da produção láctea no Brasil.
Lilian Andréia
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está investindo na qualificação para a produção de leite orgânico. No país, são produzidos 6,8 milhões de litros de leite orgânico ao ano, o equivalente a 0,02% da produção anual do alimento. O curso sobre este assunto foi realizado em Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul e voltado a produtores rurais. ?
"Oitenta por cento do controle de mastite ? feita com a higiene da ordenha, a combinação de um controle estrat?gico de higiene na ordenha com um conjunto de medicamentos homeopáticos e fitoterápicos podem funcionar para a produção orgânica de leite", explica João Paulo Guimarães Soares, zootecnista da Embrapa.
O leite orgânico para fins comerciais pode ser produzido por ovinos, bubalinos e caprinos, para consumo in natura ou industrializado. O objetivo da Empresa de Assistência T?cnica e Extensão Rural (Emater/RS) ? difundir as informações do curso para outras regiões do estado e estimular a produção de leite orgânico.
"Fazer uma difusão a nível de estado do Rio Grande do Sul vai ao encontro das diretrizes de produção que a Emater tem fortalecido em termos de empresa, no sentido de buscar sustentabilidade aos processos produtivos", afirma Valmir Dartora, engenheiro agrônomo.
A alimentação dos animais ? importante e para garantir um leite 100% orgânico, o produtor tem que mudar alguns hábitos como por exemplo o cultivo do pasto que ? oferecido aos animais. O alimento tem resíduos de adubos químicos e ureia. At? o ano que vem, o intuito ? substituir esses produtos por mat?ria orgânica. "? em torno de 30, 40% a mais que o valor de um tradicional", lembra.