Notícias sobre agronegócios, agricultura, pecuária e meio ambiente - 16 de Setembro de 2019
09/04/2015 - 15:27

Confira causas e consequências da degradação de pastagens

Atualmente, 80% das pastagens brasileiras apresentam sinais de degradação.
Vicenzzo Vicchiatti
Acervo/ Notícias da Pecuária
Ampliar
Pasto

De acordo com dados da ANUALPEC de 2013, as pastagens ocupam aproximadamente 22% do território brasileiro, somando 190 milhões de hectares. Desta área, 80% apresentam sinais de degradação e mais da metade precisa de intervenção urgente. O que muita gente não sabe é que a recuperação e a renovação de pastagens degradadas têm reflexos econômicos, técnicos, sociais e ambientais.

Para o consultor técnico de Corte da Alta Genetics, Rafael Mazão as consequências negativas da degradação afetam toda a sociedade, por isso, todos os agentes que atuam direta ou indiretamente na produção animal em pastagens precisam conhecer a fundo o problema.

Entre os principais motivos da degradação de pastagens estão: o plantio de forrageiras não adaptadas ao clima e ao solo da propriedade, a prática do “superpastejo” que acontece quando a taxa de lotação fica acima da capacidade suporte do pasto, áreas muito grandes e pastoreio contínuo, queimadas, plantas invasoras, solos de baixa fertilidade natural ou que foram férteis, mas estão esgotados.

Como consequências da degradação das pastagens podem ser citadas: menor produção de forragem, perda da produtividade da área com consequente redução da receita, queda no desempenho dos animais em razão da menor qualidade da forragem, aumento do custo de produção, ferimentos nos animais causados por plantas invasoras com espinhos, intoxicação e morte de animais por consumo de plantas invasoras tóxicas, degradação do solo e da água, entre outras.

 Portanto antes de iniciar o plantio, consulte um técnico para que seja feito um planejamento para conservação, manejo e práticas que minimizem a degradação de pastagens.

Com informações da LN Comunicação
Gostou? Compartilhe!
COMENTE ESTA NOTÍCIA
CURTIU O NOTÍCIAS DA PECUÁRIA?
MAIS NOTÍCIAS
09 de Abril de 2015
17:03
16:05
13:03
10:48
08:56
Publicidade
Publicidade
ACOMPANHE NO FACEBOOK
Notícias da Pecuária - Todos os direitos reservados 2019.