23/03/2014 - 17:02
Circuito ExpoCorte 2014; Evento começou esta semana em Cuiabá (MT)
Especialista afirma que os países em desenvolvimento são e serão os vetores da demanda.
No Circuito Expocorte 2014 que teve início esta semana em Cuiabá (MT), a primeira palestra do dia: ?Cenários da Indústria de Carne e Perspectivas a 2022 ? 2014 um divisor de águas?, ministrada por Osler Desouzart, consultor especialista no segmento de proteína animal, indicou um aumento na produção mundial de carnes e na expansão demográfica.?
A ?sia deve ter elevação de 58% no consumo de carnes, a ?frica em torno de 10%. Todavia, o crescimento maior ? na demanda por aves, em 48%. O suíno fica em segundo lugar, com 31,21% e o bovino em 17,20%. O especialista ainda fez um prognóstico para 2022, dizendo que o consumo brasileiro por carnes será superior ao dos Estados Unidos e que a ?frica e a ?sia concentrarão maior demanda de carnes no futuro e que menos dispõem de água. Dentro disso, a inelasticidade de recursos naturais vai fazer com que a produção do frango prevaleça.
Segundo Desouzart, nesse panorama, a carne bovina não vai desaparecer, mas deve virar um artigo de luxo. ?Entretanto, haverá produção suficiente porque todos os setores vão crescer at? 2022. A carne bovina, por exemplo, deve crescer, 1,5% ao ano?.
A China deve se transformar em grande importador de milho. O grão terá preços firmes, assim como a carne. ?A saúde animal ? o que pode prejudicar o setor, uma vez que a dieta humana deve migrar para a proteína?, declarou, acrescentando, que o bom quadro de demanda e a falta de animais devem persistir at? 2016. Já a demanda asiática continuará forte at? 2022.