O médico veterinário Frederico Cunha Mendes, candidato à presidência da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) pela chapa ABCZ UNIDA, divulgou recentemente os cincos pilares de sua gestão caso seja eleito.
São eles: Melhoria Contínua da Prestação de Serviços; Representação e Participação Política; Inserção de Gestão Empresarial; Otimização da Infraestrutura e Melhoria da Comunicação em Todas as Frentes.
Confira o que Fred Mendes fala sobre cada uma:
Melhoria Contínua da Prestação de Serviços - A meta ? desonerar os associados e aperfeiçoar os serviços já prestados. A forma de fazer isso ? desburocratizando, dentro do possível, as regras do Serviço de Registro Genealógico, especialmente no que tange ao exame de DNA; desengessando o procedimento de comunicações e otimizando os processos vigentes, como já acontece com os criadores participantes do PMGZ, que passam a contar com acasalamentos gratuitos das matrizes inscritas no programa. "Onde não for possível reduzir, vamos buscar entregar mais serviços a partir dos recursos atualmente empregados", explica Fred, esclarecendo que tais mudanças dependem da aprovação do Conselho Deliberativo T?cnico da ABCZ e do próprio Minist?rio da Agricultura.
Representação e Participação Política - A associação ganhou força e respeito com o passar das d?cadas, exercendo papel primordial junto à defesa da classe pecuarista e por que não dizer de todos os produtores rurais. ? conselheira e interveniente na elaboração de políticas públicas que envolvam o segmento e determinante quando na defesa da carne brasileira, a exemplo do episódio de Anuga, na Alemanha, onde enfrentou pecuaristas e parlamentares europeus para desmentir boatos sobre o produto nacional, acusado de portar riscos quanto à febre aftosa. Isso possível graças a parcerias com outras entidades de peso como a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) e às cadeiras que possui na Câmara Setorial da Carne Bovina e na Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA). "Se envolve interesses da cadeia produtiva da carne bovina, a ABCZ precisa estar presente", pontua Fred.
Inserção de Gestão Empresarial - A entidade máxima do zebu nada mais ? hoje que uma empresa de grande porte. Por este motivo, al?m da necessidade de se fazer mais com menos, aprimorar os serviços prestados e reduzir os custos dos associados, a gestão deve ser conduzida de forma igualmente profissional, algo já realizado e que será levado adiante. Um bom exemplo está no gerenciamento das finanças da ABCZ, que se utiliza de uma "Central de Custos", com cada receita sendo aplicada no próprio departamento que a gerou. "Eu explico: dinheiro advindo do PMGZ ? investido no próprio programa, assim como a receita com registros ? destinada à melhoria do Serviço de Registro Genealógico e assim sucessivamente", esclarece Fred. Al?m disso, o software de gestão da ABCZ - o Produz - passará por inovações e, da mesma forma que os t?cnicos de campo, atenderá os associados em assuntos extragen?tica (sanidade, nutrição, manejo e adubação de pastagens).
Otimização da Infraestrutura ? A ABCZ, ao longo das últimas gestões, dotou o Parque Fernando Costa de uma completa estrutura para realização de eventos de promoção do zebu. Adquiriu a Estância Orestinho (OT), uma área com 70 hectares onde são desenvolvidos pesquisas e eventos voltados para inovação, transferência de tecnologia e treinamentos para associados e pecuaristas em geral. ?Agora, vamos ainda mais al?m. Pretendemos ampliar a oferta aos associados de cursos gratuitos e presenciais sobre manejo e adubação de pastagens, sanidade, reprodução, nutrição e bem-estar animal. Para tanto, tamb?m estamos capacitando os 105 t?cnicos disponíveis para que assistam o associado em todas essas áreas?, informa Fred.
Melhoria da Comunicação em Todas as Frentes - A ABCZ percorre o país e ouve sistematicamente os associados atrav?s de reuniões, encontros, eventos, meios eletrônicos, ouvidoria e pesquisas. Faz das críticas e sugestões uma ferramenta de melhoria contínua. A associação recebeu reclamações quanto à impossibilidade de consulta às datas de comunicação das cobrições. Essa questão já foi resolvida, da mesma forma que se tornou possível conferir e corrigir informações pendentes que necessitariam de um atendimento extra. "Ouvimos e resolvemos. Esse ? o motivo de termos um índice de satisfação geral, que engloba serviços dos t?cnicos e do escritório, em torno de 93,28%?, ressalta o candidato da chapa ABCZ UNIDA. Essa mesma transparência continuará sendo levada adiante com as associações promocionais de raça e demais entidades figurativas do setor.
Mais ?informações podem ser obtidas no site abaixo:
http://www.fredpresidenteabcz.com.br/