Foi divulgado hoje,11, o resultado de uma pesquisa encomendada pela Associação Leite Brasil e por uma empresa de consultoria. De acordo com a pesquisa, o aumento do custo da mão de obra e do valor da terra no Brasil, principalmente a partir de 2006, fez o número de produtores de leite recuar de forma expressiva nos últimos anos.
?O número total de produtores saiu de 930 mil, de acordo com dados de IBGE, em 2005-2006 para 415 mil atualmente.
?De acordo com Ronan Salgueiro, presidente da Câmara Setorial do Leite de Mato Grosso do Sul, outro motivo, o qual a pesquisa não citou, ? que o aumento do custo de produção ao pecuarista desestimula a atividade. ?Apesar do preço pago ao produtor ter aumento nos últimos meses, os nossos custos tamb?m aumentaram, assim como a mão de obra, desta forma, permanecer na atividade ? inviável?, revela.
?Já nas indústrias do estado de Mato Grosso do Sul, de acordo com o Sindicato do setor, a redução de leite entregue para processamento foi de 40% nos últimos meses.
? ?A pesquisa obteve informações de laticínios do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. Segundo os autores, essas regiões têm o preço de terra em m?dia mais elevado e podem ter tido uma redução maior do número de produtores do que Norte e Nordeste, regiões que representam 18% da produção de leite brasileiro.?