De acordo com informações do Sistema Famasul, na manhã desta quarta-feira, dia 09 de outubro, um grupo de aproximadamente 300 indígenas da etnia Terena invadiu a chácara Boa Esperança, localizada no Km 559 da BR 262, em Miranda (MS).? Com esta, sobe para 68 propriedades invadidas em Mato Grosso do Sul.
?No local, funciona a empresa Trator Mil, especializada em comercialização de tratores e maquinários agrícolas, de propriedade de Ernesto Milani. De acordo com o empresário, os indígenas pertencem à aldeia Moreira, vizinha da propriedade de 12 hectares e entraram na fazenda às 5 horas, onde estava apenas o caseiro. Apesar de empunharem armas brancas, os invasores não fizeram uso de violência.
Para a produtora rural e advogada, Luana Ruiz, ?mais esta invasão demonstra que os indígenas estão cada dia mais conscientes a impunidades destes atos. "Muitas entidades passam a mão na cabeça dos indígenas diante das invasões, por isso, eles não estão fazendo nada al?m do papel deles, na certeza da impunidade, já que o poder judiciário está atuando como órgão social e não está se fundamentando na lei", protesta.?
No último dia 30 de setembro, produtores rurais se reuniram na sede da entidade para manifestar a insatisfação com a falta de resposta por parte do Governo Federal em buscar uma solução para o conflito de terras no Estado. Durante a reunião, os produtores pedem que a situação dos conflitos fundiários sejam resolvidos at? o dia 30 de novembro. " Estamos no limite da nossa capacidade de diálogo, estamos cansados de promessas, o Governo não dá um passo a frente, não cumpre o que promete e faz de bobos produtores e indígenas. O que faremos? Aguardem", finaliza a advogada.
?