A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou na última terça-feira (10) o relatório do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA).
A Anvisa analisou 4.616 amostras de 14 alimentos de origem vegetal e pesquisou até 270 substâncias químicas nesses produtos. No total, 77% das amostras foram consideradas satisfatórias, sendo que em 49% delas não foram detectados resíduos de pesticidas. Em 28% das amostras, os resíduos estavam em concentrações inferiores ao Limite Máximo de Resíduos (LMR) estabelecido pela Anvisa.
Os resultados do monitoramento e avaliação do risco apresentados no relatório do PARA confirmam que os alimentos consumidos no Brasil são seguros quanto aos potenciais riscos de intoxicação aguda (decorrente de um único contato) ou crônica (devido à exposição prolongada) advindos da ingestão de resíduos de pesticidas nos alimentos.
"O relatório da Anvisa foi feito de forma muito competente e comprova que o alimento que o brasileiro consome é absolutamente seguros. As pessoas não precisam ter medo", afirma Christian Lohbauer, presidente-executivo da CropLife Brasil, que representa algumas das principais empresas especializadas em pesquisa e desenvolvimento de novas soluções nas áreas de defensivos agrícolas, biodefensivos, biotecnologia, sementes e mudas.
.