13/12/2013 - 16:03
Vaca ganha ventilador e ouve música em feira no Piauí
Criador toma esses cuidados por causa do clima de Teresina, para não atrapalhar na produção leiteira da vaca ?Valdirene?.
Lilian Andréia
A vaca Valdirene está chamado a atenção dos visitantes da 63ª Exposição Feira Agropecuária do Piauí (Expoapi) pela quantidade de leite que produz por dia e por algumas regalias. Para evitar que a vaca 'Valdirene' que ? da raça holandesa sofra com o calor, ela passa os dias ouvindo música e se refrescando com a brisa do ventilador. Seu proprietário, Raimundo Machado, explicou que ? por causa do clima muito quente de Teresina, que toma certos cuidados para o animal não sofrer muito com a alta temperatura. ?No período da exposição temos um cuidado maior com ela para que o calor não atrapalhe a produção de leite?, explicou.?
De acordo com Ricardo Ramos, coordenador da Expoapi, 'Valdirene' concorre com outras vacas o prêmio de melhor produtora, mas ela será a grande vencedora do concurso na categoria 'Vaca', pois a segunda colocada, de nome 'Ilca', não vai conseguir alcançar a marca de 'Valdirene' na produção de leite. ?O criador tira da vaca Valdirene cerca de 60 litros de leite por dia. Já a vaca Ilca conseguiu produzir apenas 40 ?litros e como a premiação acontece esta semana, ela não conseguirá atingir a marca de Valdirene?, destacou Ramos.?
Apesar da vaca 'Valdirene' ser a vencedora desta edição da Expoapi, 'Ilca' ?já ganhou outros prêmios. Ano passado, ela ficou no ranking nacional de melhor reprodutora da raça Gir Leiteiro do Brasil. Ultrapassou sete litros de leite em sua primeira lactação. Leônidas Freire, criador de Ilca, diz que ela ? uma preciosidade e por isso não pretende se desfazer do animal. ?Ela ? uma relíquia. ? um animal que não tem preço e por isso não me desfaço dela?, afirmou.