10/05/2014 - 11:30
Uso de antígenos para tratar doenças em animais é defendido pelo CFMV
Em animais, os antígenos são utilizados com o intuito de identificar e auxiliar na prevenção de doenças como brucelose e tuberculose, altamente nocivas.
O Presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Fortes de Arruda, trabalha junto ao Minist?rio da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para modificar o texto da Lei 12.689/2012, conhecida como lei dos gen?ricos veterinários, que trata de produtos de uso veterinário e não contempla os antígenos.
Segundo Arruda, a ausência dos antígenos na nova regulamentação gerou graves problemas, já que ?a produção de antígenos para realização de exames de brucelose e tuberculose, entre outros, se encontram na ilegalidade, uma vez que não estão previstos na legislação?.?
O presidente do CFMV acrescentou que, devido à falta de normatização, não há interesse da indústria brasileira em produzir as substâncias.
Os antígenos são mol?culas capazes de iniciar uma resposta imune em organismos vivos, que provocam a formação de anticorpos específicos. Em animais, os antígenos são utilizados com o intuito de identificar e auxiliar na prevenção de doenças como brucelose e tuberculose, altamente nocivas.
Informações Assessoria de Imprensa