A Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), realizou na manhã de hoje (18) reunião para expor a situação dos conflitos de terras no Estado. O evento contou com a participação do Senador Ruben Figueiró (PSDB) e produtores rurais que convivem com o problema em suas propriedades.
Notícias da Pecuária
Notícias da Pecuária
Demarcação de terras indígenas no Estado é o tema da reunião.
"Viemos debater aqui a atual situação da questão e refletir estrat?gias para resolvê-las", disse Chico Maia, Presidente da Acrissul. "Acreditamos que o índio não está atrás de terra, mas sim de saúde e educação. Esse conflito ? um fator que atinge toda a economia do Estado motivo pelo qual precisamos do apoio de toda a sociedade".
"Esta questão ? dramática em Mato Grosso do Sul. Vejo aqui a feição apreensiva dos produtores. Quero estar junto, atendendo as reivindicações da classe rural", afirmou o Senador Ruben Figueiró, no início de suas considerações durante a reunião.
De acordo com informações do Prefeito de Iguatemi, Z? Roberto, "26 municípios de Mato Grosso do Sul que foram incluídos no Termo de Ajuste da Funai (Fundação Nacional do ?ndio) possuem conflitos de terras indígenas".
"A Funai está extrapolando sua ação institucional, precisamo por freio para que não acontece uma ação desastrosa no Estado, podendo causar grande prejuízos", disse o Senador.
Produtores rurais participaram da reunião contando a situação de suas propriedades, como Nico Curado, que possui uma propriedade em Sidrolândia e que foi invadida há mais de 10 anos. "Estamos sem justiça", revelou tamb?m.
Já Ricardo Bacha enfatizou a importância do envolvimento de todos para o assunto. "A população urbana desconhece e a questão indígena ? jogado nos ombros do produtor rural. Estamos sento penalizados na alma, sendo torturados dia após dia em um caso sem solução".
Bacha citou o exemplo da propriedade de sua tia Lurdes, de 81 anos, invadida há três semana atrás. "A invasão aconteceu de forma rápida e para atingirem os objetivos foram utilizados tratores. Minha tia arrendava a terra e em dois dias o arrendatário retirou seu gado, ameaçado por alguns índios. Estamos indignados", concluiu.
Foram apresentados, tamb?m, dados e situações vivenciadas pelas cidades de Iguatemi e Eldorado, retratadas pelos prefeitos de cada município.
Z? Roberto, prefeito de Iguatemi, falou sobre a importância de não se repetir no Estado o que aconteceu em Raposa Serra do Sol, área de reserva, que fica em Roraima. "Precisamos de soluções pacíficas".
A reunião com o Senador Ruben Figueiró ?foi a primeira para colocar o assunto em discussão e buscar junto ao governo uma solução.