24/07/2014 - 13:10
Raça Wagyu desperta interesse de criadores brasileiros
A carne de Wagyu é conhecida como Kobe Beef e possui extremo marmoreiro - gordura infiltrada entre as fibras musculares.
A edição 176 da Revista AG traz reportagem especial sobre a raça Wagyu, conhecida por possuir a carne mais valorizada do mundo.
Segundo Sadao Iizaki, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Wagyu (ABCBRW), "a raça é especializada em produção de carne de extrema qualidade e em se destacado na gastronomia internacional por sua maciez, suculência, sabor e aroma", diz.
Devido às suas características criadores de brasileiros se renderam à criação da raça. Existe no país um rebanho superior a 5 mil animais, espalhados pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Veja um trecho da matéria:
"Com o aumento das exportações, a exigência por qualidade só cresce. A raça tem um grande potencial em melhorar o rebanho nacional através de cruzamento industrial. É, sem dúvida, uma forma do pecuarista aumentar sua renda sem fazer investimentos na reforma de pasto ou aumentar a área. Além do cruzamento industrial, o Wagyu possui um nicho de carnes com valor agregado sendo pagos R$ 580 por um kg do contra-filé de um animal PO no varejo", diz Daniel Steinbruch, diretor de marketing da ABCBRW e criador da raça.
Leia a reportagem na íntegra na AG - Revista do Criador!