Notícias sobre agronegócios, agricultura, pecuária e meio ambiente - 17 de Março de 2017
02/07/2013 - 15:55

Raça Araguaia terá genealogia certificada pela ABCZ

A partir de hoje, dia 2, é a ABCZ quem vai acompanhar a genealogia do animal Araguaia e emitir o CCG, Certificado de Controle de Genealogia.
Ampliar
O Araguaia tem porte mediano, pele escura e pelos curtos e claro
Na última sexta-feira, dia 28, o criador da Raça Araguaia Raul Almeida Moraes Neto se reuniu com Gleida Marques, superintendente da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) na sede da entidade em Uberaba, Minas Gerais. Na reunião, eles conversaram sobre detalhes t?cnicos de uma parceria entre a Raça e a Associação.

Essa parceria foi oficializada e a partir de hoje, dia 2, ? a ABCZ quem vai acompanhar a genealogia do animal Araguaia e emitir o CCG, Certificado de Controle de Genealogia; documento que certifica a origem e a pureza do rebanho. ?“Estamos na fase de certificação da Raça Araguaia e a parceria ? uma etapa muito importante para a propagação dos animais em várias regiões do país?”, explica o criador.?
?
Sobre a Raça Araguaia

?
O refinamento da Raça Araguaia começou há 12 anos e tem na composição o Nelore (Zebuíno), Caracu (Europeu) e Blonde D?’Aquitaine (Europeu).

?“Do Caracu, a raça Araguaia herdou a adaptação às altas temperaturas, rusticidade, habilidade materna e o pelo curto. Do Blonde D?’aquitaine, a musculatura forte e a pelagem clara, o que ajuda a minimizar a sensação t?rmica do calor, e do Nelore, o acabamento de gordura?”, explica o geneticista Gismar Silva Vieira.

A intenção era conseguir um animal bem adaptado às altas temperaturas, grande produtividade e qualidade de carne. A nova raça superou as expectativas e ganhou o nome de Araguaia em homenagem à região onde foi desenvolvida, em Torixor?u, Mato Grosso.

O Araguaia tem porte mediano, pele escura e pelos curtos e claros, o que ajuda a se adaptar bem ao calor da região. Ele tamb?m ? dócil, rústico e tem extraordinária habilidade materna que, na prática, significa que as fêmeas produzem bastante leite e os bezerros desmamam bem mais pesados.


Gostou? Compartilhe!
COMENTE ESTA NOT?CIA
CURTIU O NOT?CIAS DA PECU?RIA?
MAIS NOT?CIAS
02 de Julho de 2013
22:10
20:12
19:04
18:03
17:27
17:07
16:58
16:38
14:54
14:32
13:06
12:17
11:42