20/05/2013 - 14:05
Produtor rural terá uma ajudinha do céu na safra 2013/2014
Sinais de clima favorável ao plantio
Embrapa Agrossilvipastoril
De acordo com informações do site do Jornal Valor Econômico, o plantio da safra de grãos 2013/14 no Brasil não deverá ser marcado por sobressaltos. Como no exercício passado, haverá chuvas pontuais e irregulares, o que pode atrapalhar o início do plantio, mas o cenário climático de "neutralidade", sem El Niño ou La Niña, permitirá que o produtor corra atrás de eventuais atrasos e que as plantas se desenvolvam normalmente.
Assim como em 2012/13, as chuvas voltarão em setembro no Centro-Sul, mas só em novembro cairão de forma mais abrangente e volumosa. "A perspectiva, segundo os modelos climáticos, ? que as chuvas continuem de forma pontual, podendo ocorrer estiagem regionalizada em setembro e outubro. Só em novembro ? que elas voltam com frequência", diz Marco Antônio dos Santos, da Somar Meteorologia.
Segundo ele, o plantio dos grãos em setembro poderá sofrer impactos negativos, podendo ocorrer replantios para aqueles que plantarem nas primeiras chuvas. Al?m disso, como as chuvas ocorrerão de forma pontual, a incidência de doenças será menor nesse início de safra, por?m há grande possibilidade de um aumento na incidência de insetos.
As condições só estarão totalmente favoráveis ao plantio de grãos a partir da segunda quinzena de outubro para frente, diz o agrometeorologista. A boa notícia ? que períodos mais secos em setembro e outubro por si só não atrapalham o desempenho da safra. A vantagem competitiva do Brasil em relação aos EUA, por exemplo, ? o tamanho da janela de plantio. Enquanto lá o período das chuvas coincide com o do plantio, aqui as chuvas se estendem por muitos meses.